(UEMA 2015) A maioria dos protozoários são unicelulares, podendo ou não apresentar coloração, mas existem também os coloniais e os multicelulares. Algumas espécies são capazes de viver em simbiose; outras são parasitos.

(UEMA 2015) A maioria dos protozoários são unicelulares, podendo ou não apresentar coloração, mas existem também os coloniais e os multicelulares. Algumas espécies são capazes de viver em simbiose; outras são parasitos. Sua reprodução pode ser tanto assexuada quanto sexuada; são encontradas em água doce e água salgada; são autótrofas e heterótrofas e, ainda, há aquelas que obtêm alimentos das duas formas.
               
Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado).


O texto acima mostra a diversidade de características dos organismos que compõem o reino protista. Diferentemente dos demais reinos em que os organismos são originados de uma mesma espécie ancestral, os protistas englobam seres de distintas linhas evolutivas. Por isso, são considerados:
A) monofiléticos.
B) monogaméticos.
C) paragaméticos.
D) poligaméticos.
E) polifiléticos.

GABARITO ABAIXO:

Análises da questão:

A questão da UEMA (2015) aborda as características gerais do Reino Protista, destacando sua grande diversidade: organismos unicelulares, coloniais e até multicelulares; formas autótrofas, heterótrofas e mixotróficas; reprodução sexuada e assexuada; além da vida livre, simbiótica ou parasitária. Essa diversidade é um ponto central, pois revela que os protistas não compartilham um único ancestral comum exclusivo, mas sim diferentes origens evolutivas.

Quando um grupo tem apenas um ancestral comum exclusivo, ele é considerado monofilético. Porém, no caso dos protistas, eles se originaram de várias linhagens distintas, agrupadas mais por conveniência didática do que por uma real relação evolutiva. Esse tipo de agrupamento recebe o nome de polifilético, ou seja, formado por organismos que não compartilham um ancestral único recente, mas diferentes ancestrais que não estão incluídos no mesmo grupo.

As alternativas B, C e D não têm relação com a classificação filogenética “monogaméticos”, “paragaméticos” e “poligaméticos” remetem a gametas ou reprodução, não à filogenia. Já a alternativa A (monofiléticos) estaria correta se todos os protistas tivessem um ancestral exclusivo em comum, o que não é o caso.

👉 Resposta correta: E) polifiléticos.


O que a UEMA quer que você saiba sobre Reino Protista?

O Reino Protista é conhecido pela enorme diversidade de organismos que abrange. Nele, encontramos seres unicelulares, coloniais e multicelulares, com diferentes formas de nutrição: podem ser autótrofos (produzem seu próprio alimento pela fotossíntese), heterótrofos (absorvem matéria orgânica) ou até mixotróficos, quando combinam os dois processos. Além disso, apresentam reprodução tanto assexuada quanto sexuada e vivem em ambientes variados, como água doce, água salgada, solo úmido e até como parasitas em outros organismos.

Do ponto de vista evolutivo, os protistas são considerados um grupo polifilético, pois não descendem de um único ancestral comum exclusivo. Isso significa que eles reúnem organismos de diferentes linhagens, agrupados mais por conveniência didática do que por semelhança evolutiva. Por isso, atualmente muitos cientistas defendem que os protistas não constituem um “reino natural”, mas sim um conjunto de organismos diversos que não se encaixam perfeitamente em outros reinos biológicos.

Essa característica faz do estudo dos protistas um tema fundamental para entender a evolução da vida, já que eles representam uma grande variedade de estratégias biológicas e estruturas celulares que influenciaram o surgimento de outros grupos, como plantas, fungos e animais.

Para saber mais:

EXTENSIVO BIOLOGIA

O curso EXTENSIVO BIOLOGIA é um programa completo de aulas focadas no Ensino Médio para te preparar para qualquer VESTIBULAR do Brasil e ENEM.

Você pode optar por dois diferentes cronogramas, o +Vestiba ou o +ENEM. Em ambos você terá as mesmas aulas, mas com ênfases e durações distintas.

No +Vestiba você vê todo o conteúdo até 5 semanas antes do ENEM, ainda é possível fazer uma boa revisão, mas muito mais acelerada.

Já no +ENEM, você conclui o curso 10 semanas antes do Exame Nacional e pode iniciar, na sequência, Dominando o ENEM e desta forma fazer uma revisão ampla.

No programa EXTENSIVO você terá, além das aulas completas:

  • Apostilas de acompanhamento das aulas com ilustrações prontas para você completar;
  • Apostilas de exercícios elaboradas em metodologia construtiva, passando por exercícios de fixação (discursivos e pontuais), revisão de conceitos (com afirmativas para julgar com V ou F trazendo conceitos da aula assistida) e exercícios aplicados de vestibulares e ENEM atualizados (com gabaritos comentados);
  • Lives (toda sexta) com material próprio para revisar o conteúdo visto na semana;
  • Grupo de apoio e atendimento privado direto comigo para tirar dúvidas (vagas limitadas)
  • Descontos exclusivos para outros cursos;
  • Apostilões para diversas provas de vestibulares do país.
  • Venha fazer parte do melhor preparatório de biologia do Brasil. Aqui você tem conteúdo!

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais Populares

Poríferos: Resumo e SLIDES (12 páginas)

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, são organismos fascinantes que pertencem ao reino Animalia. Neste artigo, vamos explorar as principais características desses animais, sua classificação,

@ 2023 – Professor Guilherme Bio. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Verum Web