(ENEM – 2009) A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas.

(ENEM – 2009) A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por outro lado, a construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio ambiente, visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentação de habitats, comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os ecossistemas nativos.

Nesse contexto, para conciliar os interesses aparentemente contraditórios entre o progresso social e urbano e a conservação do meio ambiente, seria razoável
A) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, pois a qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos são prescindíveis às populações rurais.
B) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, promovendo a migração das populações rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de vida é melhor.
C) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias apenas em áreas rurais produtivas, haja vista que nas demais áreas o retorno financeiro necessário para produzir uma melhoria na qualidade de vida da região não é garantido.
D) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e após a realização de estudos que demonstrem ser possível contornar ou compensar seus impactos ambientais.
E) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente são temporários e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes para recuperação de áreas degradadas.

GABARITO ABAIXO:

Análises da questão:

A questão do ENEM 2009 aborda o desafio de conciliar desenvolvimento social com preservação ambiental. O enunciado destaca os benefícios da abertura de rodovias em áreas isoladas, como a integração de comunidades e melhoria no acesso, mas também enfatiza os impactos negativos ao meio ambiente, como a fragmentação de habitats e o aumento da pressão antrópica.

A alternativa correta é a letra D, pois propõe uma solução equilibrada: a construção de rodovias deve ser permitida apenas após estudos de impacto ambiental, que avaliem a real necessidade da obra e as possibilidades de compensação ou mitigação dos danos. Essa alternativa respeita os princípios do desenvolvimento sustentável.

As demais opções apresentam propostas extremas ou simplistas, que desconsideram a complexidade da relação entre sociedade e natureza.


O que o ENEM quer que você saiba sobre Impacto Ambiental de Rodovias?

A construção de rodovias em áreas rurais ou preservadas levanta um importante debate sobre os impactos ambientais associados à expansão da infraestrutura. Embora promovam o acesso a serviços, o comércio e a integração social, essas obras frequentemente provocam a fragmentação de habitats naturais, dificultando o deslocamento e a reprodução de espécies silvestres.

Além disso, podem alterar o curso natural de rios, facilitar a entrada de espécies exóticas e intensificar a exploração humana sobre áreas nativas. Por isso, é essencial que qualquer projeto de rodovia seja precedido por estudos de impacto ambiental, que avaliem os possíveis danos e proponham medidas de mitigação.

Essa abordagem se alinha ao conceito de desenvolvimento sustentável, que busca equilibrar progresso e conservação. A natureza e o bem-estar das populações não precisam estar em lados opostos, desde que o planejamento seja responsável e ético.

Rodovias
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