Por que cachorro come grama?

Fala, tatuzada! Este vídeo é a estreia de um novo quadro aqui no canal. O PROF GUI RESPONDE. E pra começar, eu selecionei uma pergunta que apareceu nos comentários de um vídeo aleatório há algum tempo.

Quem mandou foi o Felipe Almeida.

Por que o meu cachorro come grama / mato?

Quase todo mundo sabe, via senso comum, que a grama é como um remédio para o bichinho. E que ele faz isso muitas vezes para induzir o vômito. No entanto, um estudo de 2008 indica que apenas 22% dos animais que comiam grama, tendiam a vomitar depois.

E então, qual é o motivo?

A pergunta parece bastante simples, mas a resposta, definitivamente, não é.

Uma das hipóteses está relacionada à expulsão de vermes do intestino.

Os lobos, ancestrais dos cães, não comiam ração balanceadas em porções próprias para uma dieta saudável. Eles comiam animais quase que inteiros. Músculos, vísceras, cartilagens, pele e muitas vezes ossos mais moles, pelos e outros materiais não muito digestos, o que ajudava a formar bolo fecal e facilitava os movimentos intestinais.

Além disso, é comum aos lobos comerem o conteúdo do estômago de suas presas herbívoras. Ou seja, eles comem a grama que está no bucho de outro animal, muito provavelmente, com a mesma finalidade.

O curioso é que exames de amostras de fezes indicam que 11 a 47% dos lobos comem grama e alguns estudos revelaram parasitas enrolados em folhas de grama nas fezes. Isso pode sinalizar que comer grama pode ajudar também a remover vermes do trato gastrointestinal.

Talvez seu cãozinho não esteja aparentemente doente, mas com alguns vermes. Comer grama pode ser uma maneira de “varrer” os parasitas.

O comportamento pode ser profilático, ou seja, para evitar o acúmulo de vermes, ou um tratamento, para quando já existe uma infecção significativa.

 

Uma segunda possibilidade é: Seu animal está ansioso.

Sim, o estresse pode ser uma das respostas. Cachorros estressados tendem a lamber o chão, comer pelos, cabelos e, claro… grama. Este comportamento pode ser comparável ao hábito de roer unhas, comum para algumas pessoas.

Um cão que, com muita frequência, fica apreensivo quando uma pessoa ou outro cachorro se aproxima dele pode ter o hábito de pegar objetos, lamber o chão, mastigar coisas impróprias e comer grama.

Foi observado em pesquisas que animais mais jovens normalmente tendem a comer grama com mais frequência que animais mais velhos. E isto pode estar relacionado ao fato de que cachorros jovens são mais ativos, precisam gastar mais energia e se entendiam com mais facilidade.

Neste sentido, fique atento ao quanto o seu cachorro é ativo. Procure ocupá-lo com atividades que causem cansaço, fome, sede, Eles precisam disso.

 

E, em terceiro lugar, eles simplesmente podem gostar do sabor ou da textura da grama.

“A grama nova tem um odor atraente para nós e talvez para os cães”, afirma Nicholas Dodman presidente do Centro de Estudos do Comportamento Canino, em Connecticut, nos EUA.

Sabe aquele cheiro de grama recém cortada? Ele vem de uma substância química chamada (Z)-3-hexenal, que é liberada instantaneamente quando o cachorro mastiga o mato e pode dar uma sensação de algo apetitoso.

Pode ser também que o seu pet use o odor de grama para mascarar o cheiro natural, ou até ruim da boca, um instinto que sobrou de seus dias de caça. Sim, um hálito muito forte pode ser percebido por presas com olfato mais aguçado, o que faz ela fugir antes de ser caçada.

 

Seria como um chiclete, que ajuda a limpar a boca e disfarçar o bafo.

Gostou de saber disso?

Dá um like neste vídeo e compartilhe com todo mundo que se preocupa com a saúde de seus doguinhos.

Não esquece de se inscrever no canal e mandar a sua pergunta aqui nos comentários. Será um prazer responder você em um próximo vídeo.

E, na dúvida, leve o seu animal ao veterinário. 

Fa-lou!

 

Referências:

Why do dogs and cats eat grass? http://raw-feeding-prey-model.fr/wp-content/uploads/2019/03/WhydogogsandcatseatgrassGrassVetMed2008-2.pdf

Diet and grass eating in dogs. https://www.researchgate.net/profile/Anton-Beynen/publication/342831331_Beynen_AC_2020_Diet_and_grass_eating_in_dogs/links/5f07e27d92851c52d6268d98/Beynen-AC-2020-Diet-and-grass-eating-in-dogs.pdf

Why do dogs eat grass? 6 reasons your pooch is munching on your lawn, from anxiety to worms. https://www.insider.com/why-do-dogs-eat-grass

Characterisation of plant eating in dogs https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0168159107001827