enem 2020 gabarito

Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.

BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais. Revista da Unifebe, n. 12, 2013 (adaptado).

Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?
A) Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino.
B) Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.
C) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.
D) Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares.
E) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.


Resposta: C

O revestimento de medicamentos com polímeros a base de celulose protege o fármaco do pH estomacal, permitindo que no intestino, com pH próximo ao neutro (8), o fármaco seja liberado. Outra função associada ao revestimento que se encontra no enunciado é evitar a recepção de sabor ruim do medicamento na cavidade bucal.

As letras A e B não fazem sentido pensando no objetivo de um medicamento, que é ser absorvido no intestino e liberar seus princípios ativos na corrente sanguínea.

A letra D não condiz com a atividade das amilases, que digerem amido e não celulose.

A letra E não faz sentido algum. Sais biliares são emulsificantes de lipídios.

Para aprofundar no assunto:

(Sua inscrição apoia o projeto. Se puder dar essa mão, inscreva-se)