VAGAS ESGOTADAS

Segundo pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo, apurada pelo instituto Península, 83% dos professores não se sentem preparados para ensinar online.

Parte da capa do jornal O Estado de São Paulo, publicado em 17 de maio de 2020.

As aulas digitais já eram uma realidade. Com a imposição gerada pelo isolamento social elas se tornaram urgentes.

Assim como os estudantes em geral, a maioria dos professores estão perdidos em meio a grande quantidade de informações disponíveis sobre o assunto. O difícil mesmo é saber o que é essencial e relevante para se iniciar um projeto de aulas online.

Eu me chamo Guilherme Goulart. Sou professor de biologia há 12 anos e desde 2016 trabalho também pela internet. Nosso canal no YouTube é um dos maiores do Brasil na disciplina, com mais de 150 mil inscritos, 8 milhões de visualizações e com alunos frequentes de pelo menos 5 países diferentes.

Todos os dias atendo dezenas de professores com dúvidas relativas a como começar a gravação de aulas, quais os equipamentos utilizados, edição, configurações gerais, softwares, enfim, tudo aquilo que pra muitos ainda é novidade e motivo de insegurança.

Você já pensou em produzir aulas digitais?

Agora em maio de 2020 desenvolvemos um curso básico com 35 aulas, dividido em 5 módulos, voltado aos professores que pretendem oferecer o próprio trabalho em ambiente online.

Antes de te apresentar o curso, quero contar um pouco de como ele foi elaborado.

Fizemos um levantamento em nossas redes sociais, por meio de enquetes, com mais de 300 professores do Brasil inteiro buscando saber quais eram as principais dificuldades, dúvidas e travas ao iniciar um projeto de aulas online.

Além deste levantamento, apuramos, a partir dos grupos de professores que já trabalham com ensino em meio digital, quais eram os obstáculos no andar da atividade. Cabe lembrar que o professor que nunca se aventurou neste meio ainda não sabe quais serão os seus reais problemas.

Baseado em todas estas informações, buscamos referências de produção audiovisual das mais diversas possíveis, para que você, ao fazer o curso, não ficasse apenas com o professor Guilherme de modelo. Estas referências estão presentes em todos os módulos e com certeza te ajudarão a definir como será o seu tipo de produção.

Outro aspecto interessante está na produção em si do curso. Desde 2018 todos os vídeos do canal são editados pelo meu amigo e sócio Renan Guex. Mas nestas aulas em específico, o Renan cuidou das apostilas e da parte gráfica do material. O curso foi todo gravado e editado por eu mesmo.

Fizemos questão de produzi-lo desta forma por dois grandes motivos: O primeiro é que gostaríamos de mostrar na prática que com o básico para a gravação e usando-se até de softwares gratuitos para a edição é possível produzir material de qualidade. Em segundo lugar, gostaria de sentir novamente como é iniciar um novo projeto e ter que se virar sozinho para dar andamento nele.

Foi uma loucura. Pelo prazo, pela responsabilidade, pela impossibilidade de se encontrar presencialmente com o Renan, pela expectativa, por tudo! Mas estamos muito orgulhosos do que fizemos.

Este projeto de dar aulas de biologia que começou humildemente em 2016, num quarto apertado, com uma lâmpada de teto, um celular, uma pequena lousa e um professor tímido, hoje atingiu um novo patamar. Estamos aí, com a possibilidade de capacitar professores a fazerem um ensino sem fronteiras.

produção de aulas em plataformas digitais
Clique na imagem e adquira o curso.

O curso

Módulo 1: Equipamentos

  • Introdução e apostila
  • Smartphones e câmeras
  • Webcams
  • Microfones
  • Iluminação
  • Backgrounds e Extras
  • Fim do módulo 1 – Recomendações

Neste primeiro módulo você vai já se deparar com o assunto da dúvida número 1 das nossas pesquisas. “Que equipamento eu uso? Precisa gastar muito? Quanto?”

A ideia é que você saiba onde e no que investir, sem jogar dinheiro fora como eu fiz no passado. Custo/benefício e como se virar com o que você já tem em casa.

Módulo 2: Diferentes tipos de aula, diferentes tipos de gravação

  • Introdução e apostila
  • Lousa em ambiente controlado
  • Vários cenários no mesmo espaço
  • Quer uma mãozinha?
  • Fim do Módulo 2 – Recomendações

Se você acompanha algum professor com frequência pela internet, ao pensar em aula online, talvez imediatamente venha a sua mente o modelo de aula dele. Mas existem muitas possibilidades. Entenda as principais e mais versáteis.

Módulo 3: Pré-produção

  • Introdução e apostila
  • Posicionamento correto dos equipamentos
  • Configuração dos equipamentos
  • Tratamento de áudio
  • Roteiro
  • Fim do módulo – Recomendações

De nada adianta ter um equipamento legal se você não souber como organizar isso de maneira eficiente e configurar parâmetros de maneira correta. A pré-produção te dá agilidade na hora de gravar e faz os seus dias renderem. É aqui você cria qualidade técnica às aulas.

Módulo 4: Gravando!

  • Introdução e apostila
  • Claquete e sincronia
  • A ordem da gravação
  • Postura e comunicação
  • Lidando com erros
  • Fortalecendo a sua imagem
  • Lives no YouTube
  • Fim do módulo

Chegou a hora de produzir! Pra quem não tem prática, a parte mais difícil. Olhar para uma câmera e falar não é o mesmo que se comunicar em sala de aula. Exige paciência, tentativa e erro, postura e algumas técnicas para evitar os erros e dor de cabeça. Não se preocupe, que vai dar tudo certo.

Módulo 5: Edição

  • Introdução e apostila
  • Sincronia de áudio e vídeo
  • Correção de cor, brilho e contraste
  • Cortes
  • Aplicando zoom / preto e branco
  • Inserindo imagens e textos
  • Transições
  • Renderização
  • Vídeo editado

O que você gravou é um material bruto. Temos que lapidá-lo. A edição permite você remover as partes com erros, inserir imagens e textos, enfatizar narrativas, fazer transições e dar um dinamismo à sua aula.

Embora existam softwares pagos que dominam o mercado de edição de vídeos, vamos usar um programa gratuito e muito completo.

VAGAS ESGOTADAS

Vantagens do curso:

  • Foi elaborado por um professor que atua na área e com experiência comprovada;
  • Atendendo demandas de professores;
  • Com foco central na produção de aulas;
  • Pensado sempre sob a ideia de custo/benefício;
  • Apresenta referências diversas para construir um bom panorama daquilo que é possível desenvolver.