Hoje, 21/12/2017, recebi via WhatsApp uma mensagem com este vídeo aqui:

Com o vídeo havia um áudio dizendo o seguinte “Isso aqui, hein pessoal, foi pego ali em Boa Vista da Aparecida no Salto Caxias. A coisa é arrepiante, o negócio é sério. Qualquer coisa vocês podem passar na Polícia Ambiental pra dar uma olhada, tá preso ali. Agora nós vamos tentar colocar ele em um açude. Foi pego em Boa Vista da Aparecida, no Paraná.”


O que vocês acham? Real ou fake?

Pois bem, vamos fazer uma análise biológica primeiro. O que a gente vê no vídeo é um animal com cabeça e cauda de peixe, mas com tórax e abdômen de humano (?!).
Não há como isto ser real. Uma mutação pode até trazer efeitos estranhos em um animal, mas não desta forma. Este suposto bicho possui quatro mamas e um umbigo… Não há, pela aleatoriedade de uma mutação, a gente criar ao mesmo tempo vários genes de mamíferos em um peixe. Pode sim, que um ou outro gene mutado modifique algumas características em particular, pontual.

Agora, se fosse mesmo real, temos os segundo ponto. Vocês não acham que isso seria manchete no mundo inteiro? Será mesmo que o estranho animal ia ficar em um açude em Boa Vista da Aparecida no Paraná?


A real é que este boneco foi criado por um artista birmanês e provavelmente estava exposto em alguma galeria por aí, mas não em Boa Vista da Aparecida.

Dá uma olhada aí:

Artista esculpindo a suposta sereia fake das redes sociais.