Há mais ou menos um ano atrás, especificamente no dia 3 de junho de 2016, resolvi despretensiosamente gravar um vídeo revisando alguns tópicos para o vestibular de inverno da PUC-PR, que ocorreria 3 dias depois.

Com uma boa repercussão entre os meus alunos aqui do interior do Paraná, resolvi, na semana seguinte, gravar mais uma aula, desta vez para a prova da ACAFE-SC.

Com esse segundo vídeo criei ânimo para por em execução um projeto que há algum tempo estava engavetado: o de dar aulas pela internet.

De início, totalmente cru, tanto nas gravações como no funcionamento do Youtube, tive bastante dificuldade. Não possuía nenhum equipamento, não sabia como falar em frente a uma câmera, a iluminação era horrível, o áudio, bem meia-boca.

Escolhi como primeiro módulo a Botânica. Percebi que, comparado com outros temas, haviam poucos vídeos tratando bem do assunto.

A cada publicação meu desempenho foi melhorando e a quantidade de alunos atingidos também. A medida que mais estudantes iam assistindo os vídeos e deixando seus comentários, minha empolgação em gravar ia aumentando. Recebi muito incentivo, vocês não fazem ideia.

De início era apenas o giz, um quadrinho pendurado e eu. Mas ao longo do ano o “estúdio” foi aprimorado. Deu pra melhorar a iluminação (com um softbox que fizemos em casa), pintei uma parede com tinta-lousa (abandonei o quadrinho que usei nos primeiros vídeos), adquiri um microfone e atualmente tenho até um uniforme que eu mesmo fiz em uma camiseta amarela.




Hoje o canal soma 44 vídeos, sendo 33 de Botânica, 9 de revisões e outros dois diversos. E, para uma pessoa que nem sabia pra que servia o botão “INCREVER-SE” do Youtube no ano passado, hoje, conto com quase 6 mil inscritos!

Meus parceiros, como prefiro chamar, são sensacionais! Recebo comentários de emocionar e, um dia, farei um vídeo só sobre eles, prometo. Além disso, sempre chegam e-mails, sugestões, críticas e isso só engrandece o nosso projeto (chamo sempre de ‘nosso projeto’ porque, de fato, ele é e sempre será aberto a todos).

Pois bem, em comemoração ao um ano de canal, o fim do módulo de Botânica e aos 5 mil inscritos, estou disponibilizando um “presente” a todos. A primeira parte da minha Apostila de Botânica.

A apostila é referente às sete primeiras aulas deste módulo e trata da Classificação Vegetal. Além de toda uma parte teórica, o material conta com 40 exercícios atualizados de vestibulares com gabarito comentado.

Este material é apenas um piloto. Conto com a sugestão de todos para aprimorá-lo e corrigir alguns possíveis erros. Na medida do possível, me mandem e-mail, ou melhor… comentem aqui no blog mesmo. Quero lançar a próxima em breve já incrementada com a opinião de vocês.

Por último, peço que todos vocês me ajudem com a divulgação do canal e do blog. Uma simples compartilhada de um vídeo, desta publicação ou da página do Facebook fazem uma diferença enorme para mim e para o projeto.

Ao publicarem, usem a hashtag #apostilabio , desta forma encontro vocês na rede!

Para baixar a apostila, clique AQUI ou na imagem abaixo.

Apostila de botânica – Classificação Vegetal: Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.